Como a cidade de Tobias Barreto, interior de Sergipe, pretende crescer no tênis de mesa

06/02/2019 17:44

Amante do esporte, Vinicius Gois toca projetos na cidade que estimulam a prática do esporte desde a escola

FOTO: Vinicius Gois e seus atletas no CT de Tobias Barreto

 

Tobias Barreto (SE), 06 de fevereiro de 2019

Por: Assessoria de Comunicação – CBTM

Localizada no interior de Sergipe, uma cidade tem chamado atenção por seu investimento no tênis de mesa. A iniciativa é de Vinicius Gois, atleta e instrutor, que realiza diversas atividades de incentivo e promoção do esporte em Tobias Barreto, a cerca de 130 quilômetros da capital do estado, Aracaju. O foco são crianças e jovens, peças-chave de três projetos principais: Tênis de Mesa na Escola, Jogos Interescolar e a campanha Nossos Atletas no Campeonato Brasileiro 2019.

Motivado, principalmente, pela paixão no tênis de mesa, Vinicius busca aumentar os praticantes do esporte na cidade e, para isso, começa nos colégios com o projeto Tênis de Mesa na Escola: “Eu e mais dois alunos passamos de sala em sala nas escolas da cidade, divulgando o projeto e suas informações. Tiramos dúvidas, e apresentamos as condições da prática do esporte”, contou.

A ideia inicial é buscar novos alvos para o Centro de Treinamento local. Lá, jovens de 8 a 16 anos têm treinamento gratuito e frequente, com uma boa estrutura. “O CT é da Prefeitura e, por isso, as crianças não pagam nada. Só têm que cumprir horário, e ter boas notas no colégio. Com notas boas, os atletas têm acesso a mais benefícios”, explicou Vinicius. Para aumentar o público, no entanto, o instrutor pretende fazer mudanças no “Tênis de Mesa na Escola”:

“Nosso CT é um pouco distante, o que acaba afastando um pouco o interesse dos pais com as crianças. Por isso, pensamos em, esse ano, fazer o caminho inverso: vamos apresentar a ideia de levar as crianças para conhecer o projeto, no Centro de Treinamento. Lá, pode haver o primeiro contato com a estrutura, e os primeiros movimentos do esporte. Esse caminho pode surtir um efeito maior”.

O planejamento não para por aí. Já foi definido que a quarta etapa do Campeonato Sergipano de Tênis de Mesa, organizado pela Federação de Tênis de Mesa de Sergipe – FTM-SE, este ano, será realizada na cidade. E como uma espécie de segunda etapa do projeto, foi pensado o Jogos Interescolar. O objetivo é, depois de captadas as crianças, já ativas no Centro de Treinamento, estimular o desenvolvimento do esporte através de uma competição entre as escolas da cidade, como bem diz o nome do projeto:

“A ideia do Interescolar é mais voltada para o segundo semestre. Consiste em investir nas crianças que tiverem interesse no projeto e talento, com treinamentos mais fortes. E aí, no segundo semestre, já com um bom número de jovens praticando o esporte, elaboraríamos o Interescolar, que seria realizado no Centro de Treinamento”, explicou Vinicius.

O objetivo final, ao menos nesse ano, é o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A competição vai ser realizada no fim de 2019. Até lá, Vinicius pretende intensificar o treinamento de seus atletas e, sobretudo, reunir investimentos na tentativa de levar o máximo de mesa-tenistas possível. Atualmente, o projeto conta com parceria da Prefeitura de Tobias Barreto, da Secretaria de Desporto e Lazer da cidade, e da FTM-SE, mas busca apoio maior para fazer crescer o projeto. Para isso, foi criada a campanha “Leve Nossos Atletas ao Brasileiro”.

“O movimento consiste no seguinte: Ao longo do ano, vamos fazer uma campanha para organizar eventos isolados na cidade, dar visibilidade aos nossos alunos e ao projeto, montando uma estrutura para criar condições de levar os alunos ao Campeonato Brasileiro. É basicamente isso: elaborar estratégias com competições, bate bola com pessoas na rua, na busca por novos apoiadores e melhor estrutura para desenvolver um trabalho mais qualificado”, finalizou o instrutor.

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa