Brasileiros fazem primeiros jogos no Aberto da França Infantil e Juvenil

10/04/2019 16:51

Competição Premium do Circuito Mundial Infantil e Juvenil acontece em Metz e conta com a participação de três mesa-tenistas brasileiros

FOTO DE ARQUIVO: Karina Shiray é uma das representantes brasileiras no Aberto da França Infantil e Juvenil. Crédito: Daniel Zappe

 

Metz (FRA), 10 de abril de 2019

Por: Assessoria de Comunicação - CBTM

A juventude do tênis de mesa brasileiro está em mais um desafio. Válido pelo Circuito Mundial Infantil e Juvenil, três atletas brasileiros estrearam no Aberto da França, competição premium, nesta quarta-feira (10), na cidade de Metz. Karina Shiray, Beatriz Fiore e Rafael Rosenberg fizeram seus primeiros jogos, iniciando nas disputas individuais e em duplas femininas, pela categoria juvenil. A competição vai até o dia 14 de abril, próximo domingo.

Rafael Rosenberg foi quem abriu o dia de jogos para os brasileiros. Ainda no fim da madrugada, ele fez sua primeira partida contra o porto-riquenho Angel Naranjo, e acabou sendo derrotado por 3 a 0 (3/11, 8/11 e 10/12). No segundo jogo, porém, a vitória veio: 3 a 0 (11/8, 11/6 e 11/8) contra Alan Kurmangaliyev, do Cazaquistão. O terceiro desafio do dia, para Rafael, foi contra o tcheco Radim Bako, que derrotou o brasileiro por 3 a 0 (3/11, 3/11 e 9/11).

No início da manhã, foi a vez de Karina Shiray iniciar sua participação no Aberto da França. Ela é a brasileira mais jovem a disputar um Circuito Mundial, aos 11 anos, e começou enfrentando a também porto-riquenha Brianna Burgos. Foi derrotada por 3 a 1 (6/11, 1/11, 11/9 e 4/11). Na partida seguinte, fez jogo duro: perdeu para a bielorrussa Anastasiya Radzionava por 3 a 2 (12/10, 11/7, 6/11, 8/11 e 7/11). Completou sua participação na categoria no terceiro jogo, após derrota por 3 a 0 (8/11, 5/11 e 9/11) para Camille Lutz, da França.

Fabio Shiray, pai de Karina e técnico da atleta na competição, comentou sobre o desempenho nos primeiros jogos: “A Karina jogou tranquila, bem contra as três adversárias. Faltou um detalhe para ganhar um dos jogos, contra a bielorrussa, a maturidade”.

“Mas gostamos do desempenho. Ela acabou de subir do pré-mirim, tem apenas 11 anos. Hoje jogou no juvenil, com atletas que beiram os 18 anos. Foi um treino de luxo, podemos dizer. Conseguiu executar jogadas, jogou sem pressão e conseguimos mudar as estratégias durante a partida”, completou Fabio.

Atleta originalmente da categoria mirim, como Karina, Beatriz Fiore também estreou nesse primeiro dia de competição na categoria juvenil. A brasileira começou jogando com a grega Malamatenia Papadimitriou, e foi derrotada por 3 a 0 (6/11, 7/11 e 9/11). A estadunidense Kayleigh Cui foi a segundo adversária, que venceu a brasileira por 3 a 0 (6/11, 6/11 e 8/11). O placar se repetiu na terceira partida. Desta vez, a vitória ficou com a portuguesa Raquel Martins, com parciais de 3/11, 6/11 e 2/11.

“Ela está jogando mais consciente do estilo europeu. Está mais confortável nos jogos. Seu treino está sendo adequado para estes campeonatos, onde se prioriza o ataque sempre. Apesar da chave difícil que a Beatriz pegou, já sentimos a evolução, pois estas atletas já estão indo para o adulto”, comentou William Fiore, pai de Beatriz, que acompanha a mesa-tenista de 12 anos no campeonato.

Além das disputas individuais, Beatriz e Karina também jogaram o confronto de duplas. Enfrentaram Danielle Kelly e Beth Richards, do País de Gales, e foram derrotadas pelo placar de 3 a 1 (7/11, 11/7, 7/11 e 9/11). Nesta quinta-feira, os três brasileiros, voltam a jogar pelo torneio de consolação. Confira os confrontos:

Juvenil Feminino

6h – Karina Shiray x Dora Cosic (BIH) – Fase de 32

7h30 – Beatriz Fiore x Anastasiya Radzionava (BLR) – Fase de 32

Juvenil Masculino

6h30 – Rafael Rosenberg x Adversário a definir – Fase de 32

 

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) - Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal - Ministério do Esporte.
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes – claudia@fatoeacao.com

Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br

fatoeacaocomunicacao@gmail.com

                                                         

Siga a CBTM nas redes sociais:
 
FACEBOOK:
 www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa